Apresentação

O Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil é um evento bienal, destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais atuantes ou interessados em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, nos seus mais variados aspectos. Em 2012, o Evento comemorará 45 anos, chegando à sua XXII edição, que acontecerá em Bento Gonçalves – RS, no período de 18 a 21 de setembro.

O tema desta edição é Biodiversidade e desenvolvimento de medicamentos: oportunidades e desafios. Serão discutidos os principais avanços e desafios para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos de origem vegetal (fármacos, medicamentos, cosméticos funcionais) bem como para a implementação da utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos na rede pública de saúde.

O Evento comtemplará as seguintes áreas: farmacologia pré-clínica e clínica, fitoquímica, biotecnologia, conservação dos recursos vegetais, cultivo e melhoramento, controle de qualidade, etnobotânica, etnofarmacologia, marcos regulatórios, saúde pública, desenvolvimento tecnológico, discutidos em mini-cursos, mesas redondas, conferências, sessões coordenadas (comunicações orais) e apresentações de painéis, com convidados de renome nacional e internacional. Estão também previstos espaços para intercâmbio entre pesquisadores e setor produtivo com vistas à discussão de estratégias para transferência de tecnologia.

O Evento está sendo organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faculdade de Farmácia, Departamento de Botânica, Departamento de Farmacologia, Faculdade de Agronomia) e Curso de Farmácia da UFCSPA.

Esperamos receber participantes de todo o Brasil e também do MERCOSUL.

Até lá!

Comissão Organizadora