Sobre a cidade

Bento Gonçalves






Conhecida como a "Capital dos Vinhedos", Bento Gonçalves foi povoado por imigrantes provindos da Itália por volta do ano de 1875.

O nome do município remete ao General Bento Gonçalves da Silva, militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.

A cidade abrange grande parte da área do Vale dos Vinhedos, região que abriga algumas das melhores vinícolas do país. Além disso, é sede de eventos importantes no cenário nacional como Fenavinho, ExpoBento, Fiema Brasil e Movelsul, todas realizadas no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o segundo maior do tipo em todo o Brasil.



A cidade também é conhecida por seu grande número de indústrias moveleiras, quais correspondem a 40% da produção estadual do setor e a 8% da produção nacional.

A qualidade de vida do município é uma das mais elevadas do país, mesmo com a crescente taxa de urbanização notável nos últimos anos, que contribui para a ocorrência de problemas como o desflorestamento e a instabilidade social.


As principais atrações turísticas são:

Pipa-pórtico: Monumento de entrada da cidade, tem 17,35 m de altura, e representa uma pipa, condizendo com o apelido da cidade, "A capital brasileira do vinho".

Vale dos Vinhedos: Situado num vale na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, é local de vinícolas e cultivo de uva, se transformando numa das mais procuradas atrações turísticas.

Caminhos de Pedra: Situado no distrito de São Pedro, o local é um atrativo por possuir casas antigas, a maioria de pedra, da época em que os primeiros imigrantes italianos vieram para a região nordeste do Rio Grande do Sul.

Maria-Fumaça: Passeio de trem partindo da estação de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi e chegando à Carlos Barbosa, num trecho de 23 km, com música e comida típica da região.

Fenavinho: É a Festa Nacional do Vinho, evento que conta com música, shows, comida típica e muito vinho.

Ponte Ernesto Dornelles: Ponte da RST-470 sobre o Rio das Antas que liga Bento Gonçalves à cidade de Veranópolis. É a maior do mundo com arcos paralelos.

Rafting: Descida de 12 km no Rio das Antas, com cerca de duas horas de duração.

Via del Vino: Um dos locais mais freqüentados e movimentados da cidade, localizada no centro da cidade, abriga a Casa Del Vinho, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do Vinho Encanado. O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, está situada La Fontana, um chafariz onde jorra água na cor de vinho.

Museu Histórico Casa do Imigrante: Museu com um acervo com 3000 fotos e quase 1400 peças sobre a imigração italiana, é patrimônio histórico do município.

CTG's: CTG Laço Velho, CTG Herdeiros da Bombacha, CTG Gaudério Serrano, CTG Laços da Amizade, CTG Cultura sem Fronteiras, CTG Paisanos da Tradição, CTG Presilha da Serra, CTG Alvorada Gaúcha.

Vinhos da Montanha: Rota feita em Pinto Bandeira, onde o visitante poderá apreciar o colorido da natureza, degustar vinhos e espumantes em cantinas da região.

Calçada da Arte: Nela estão fixadas obras de 29 artistas plásticos bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.

Igrejas: No município estáo situadas as igrejas Cristo Rei, de estilo gótico, a Santo Antônio, de estilo romano, e a Igreja São Bento, no formato de pipa, em homenagem aos imigrantes italianos e à cultura do vinho, além de outras dezenas de capelas espalhadas pela cidade.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><>Saiba mais sobre Bento Gonçalves, clique aqui!

INFORMAÇÕES GERAIS
Localização29° 10' 15? S, 51° 31' 8? W
Fuso Horário(-) 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich
Distância até a capital (Porto Alegre)109 Km
População107341 hab. (Censo IBGE/2010)
Altitude691 m
ClimaSubtropical
Temperatura média19ºC

Para informações sobre pacotes turísticos, clique aqui!